Reflorestamento Eucalipto seminal

Falar em plantio de eucalipto hoje é um fato que não abrange apenas uma forma de rentabilidade do produtor, mas uma forma de sustentabilidade para os recursos naturais brasileiros. Até alguns anos atrás, plantar eucalipto era sinal de fonte de renda futura, uma poupança do produtor rural. Entretanto, se não fosse pelo plantio de eucalipto, provavelmente hoje muitas de nossas crianças estariam sem papel na escola, os livros estariam em falta, o mercado moveleiro estaria em decadência. Tudo isso mostra tamanha a importância das florestas plantadas hoje no Brasil.

Através do plantio de madeiras, como eucalipto e Pinus, hoje o Brasil vê a sua frente uma larga demanda de produtos oriundos desse material. São móveis, papel e celulose, carvão, laminas e vários outros produtos que essas espécies podem dar resultado.

O plantio do Eucalipto começa bem antes da compra da madeira: a escolha e limpeza da área, controle de pragas e doenças, definição do método de plantio e tratos culturais são alguns fatores serem lembrados. Os eucaliptos tendem a se desenvolver melhor, quando o plantio é feito no período de chuvas. Na maioria dos casos, as mudas são plantadas debaixo de chuvas, o que a torna mais resistente no futuro.

Atualmente com a ajuda da genética, as mudas têm sido beneficiadas para seu melhoramento de produtividade na propriedade rural. Em sua maioria, elas são resistentes a geadas, pragas e muitos outros.

Através de estudos, a cada ano, as mudas já vêm com melhoramento genético mais eficaz, permitindo um melhor aproveitamento das espécies.

Como plantar eucalipto – Espaçamento

Dependendo para qual for à finalidade do seu plantio de eucalipto, o espaçamento varia de 3 x 3 ou 3 x 2. Para quem for utilizar seu reflorestamento para carvão, lenha, o normal é que seja plantado 3 x 2. Caso o produtor queira buscar algo mais vantajoso financeiramente, entretanto a longo prazo, o ideal é o plantio 3 x 3, madeira essa aproveitada no mercado de lâminas.

Ambas as atividade dão retorno garantido, entretanto a lâmina tem um valor agregado bem maior. A diferença é na questão dos cuidados. Enquanto para outro ramo, o eucalipto em si não precisa de muitos cuidados, para a lâmina, as arvores precisam ser sempre podadas, para o não surgimento de nós, com o passar dos anos é preciso fazer dois raleio (retirada de arvores), para que as que permanecerem possam desenvolver melhor, para dar um maior proveito na Laminação.

Em media, o Eucalipto cresce de 6 a 10 anos dependendo da atividade a ser desenvolvida. Hoje, a demanda de madeiras no Brasil tem sido discutida direto em seminários, uma vez que provavelmente faltará matéria prima no mercado. Portanto, o plantio de eucalipto seria alem de uma forma de melhorar a sustentabilidade no Brasil e no mundo, uma forma de ganhar dinheiro com isso daqui uns anos.

Project Data
TIPO DE MUDA
Eucalipto clonado
Compartilhar:

Related ProjectsYou might also be interested in these

Reflorestamento Eucalipto seminal

Falar em plantio de eucalipto hoje é um fato que não abrange apenas uma forma de rentabilidade do

Reflorestamento Mogno africano

A Mudas Nobres tem o prazer de indicar a seus clientes uma das madeiras mais nobres e rentáveis do

Reflorestamento Eucalipto citriodora

O Eucalipto – Eucalyptus citriodora – desenvolve-se bem em solos pobres, podendo